Banco de Informações de Tecnologia e Equipamentos para Supermercados

Notícias

11/07/2018

8ª Conferência Internacional "Brasil em Código" discute a transformação digital

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil promoveu a oitava edição de seu evento anual "Brasil em Código - Conferência Internacional" no último dia 5 de julho, no Hotel Unique, em São Paulo. Sob o tema "Tudo conectado a tudo", o encontro proporcionou uma tarde de networking entre os diretores e gerentes da entidade com mais de 400 executivos das principais empresas do país e especialistas em tendências de tecnologia, indústria e logística.

O processo de digitalização e a mobilidade transformam a gestão do volume de informações geradas diariamente nas instituições públicas e privadas. O conceito da indústria 4.0 transcendeu a manufatura e envolve todos os setores da economia. Com tudo e todos conectados, a conferência "Brasil em Código" deste ano trouxe uma reflexão sobre o impacto desta revolução no modelo dos negócios.

"Estamos no momento da interoperabilidade e da capacidade em entregar resultados em tempo real, o que mudou completamente o perfil das pessoas, tanto profissionalmente quanto do ponto de vista do consumidor", comenta João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. É esta discussão que esteve presente na série de palestras e debates durante o evento. Após a abertura, realizada pela jornalista Sabina Simonatto, a primeira palestra, de Ronaldo Fragoso, trouxe estudos da Deloitte sobre tecnologias emergentes e sua influência na sociedade.

Em seguida, o painel "Lets talk indústria 4.0" reuniu nomes expoentes de empresas que já avançaram no conceito da quarta revolução industrial. O caso da Mercedes-Benz do Brasil foi apresentado pelo COO Carlos Santiago. Outro caso emblemático no país é o da TetraPak, que foi relatado por Fernando Caprioli, seguido pelo case da Siemens, apresentado por Daniel Scuzzarello.

A Digitalização na indústria 4.0 têm ganhado mais força nos últimos anos. Sempre atenta as movimentações do setor, a Siemens, como uma das líderes no fornecimento de soluções de digitalização e Indústria 4.0 tem alertado sobre o crescimento desta tendência. No geral, o uso de tecnologias digitais na indústria brasileira ainda é pouco explorado. Empresas de médio e até mesmo pequeno porte poderiam se beneficiar dos novos modelos de negócios e das oportunidades que essa mudança tem trazido. "Este evento é muito importante, principalmente pelo atual momento de transformação em que Brasil passa, no qual a indústria 4.0 pode ser torna um importante motor para o desenvolvimento do país", afirma Daniel Scuzarello, diretor de portfólio da Siemens PLM, que ministroua palestra "Indústria 4.0, presente, futuro (ou passado)?".

"A 4ª Revolução Industrial tem transformado diferentes segmentos da indústria. No setor alimentos e bebidas, os impactos são inúmeros e profundos, o que nos coloca frente a uma nova realidade e, sobretudo, diante de novas oportunidades", comenta Fernando Caprioli, diretor de Vendas e Serviços Técnicos da Tetra Pak.

Outras atrações especiais também fizeram parte do evento,  Duília de Mello, astrofísica brasileira, vice-reitora da Catholic University em Washington e colaboradora da NASA Goddard Space Flight, que revelou as descobertas do primeiro equipamento telescópico que visualiza galáxias mais distantes; e Ronaldo Lemos, pesquisador visitante e representante no Brasil do MIT Media Lab. Lemos abordou na conferência o varejo, o consumidor omnichannel e as tecnologias emergentes.

GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org


Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil

 



TAGS

tecnologia supermercados



Veja mais notícias

>> clique aqui para ver todas as notícias

Publicidade

developed by atr2japan Copyright 2012 - Abras - Todos os direitos reservados