Banco de Informações de Tecnologia e Equipamentos para Supermercados

Notícias

08/09/2015

Padrão GS1 é escolhido para aprimorar modelo de franquias da H2Orta

Para fortalecer o modelo de franquia e o crescimento da marca H2Orta – empresa especializada na produção e comercialização de hortaliças hidropônicas –, a empresa investe na identificação única e correta dos seus produtos baseada no código de barras padronizado. Com o apoio da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, a H2Orta adotou o padrão EAN-13 nos itens. 

Com o crescimento promissor do mercado de hidroponia, o proprietário Ricardo Antonio Rotta investiu na oferta de produtos de qualidade ao mercado. Questões como embalagem, qualidade e o código de barras foram fundamentais para abrir portas no grande varejo e alcançar o sucesso que a H2Orta tem hoje.

Em 1998, o empresário Ricardo Rotta começou a dedicar-se à produção de hortaliças em hidroponia, em Pilar do Sul, interior do estado de São Paulo. Cinco anos depois, passou a fornecer os produtos para grandes redes de supermercados e, no ano de 2011, a franquia H2Orta já estava disponível para novos empreendedores do setor.

No início, para cada franqueado da H2Orta era criado um código de barras que o identificava, o que não se mostrou eficiente por não garantir a unicidade do produto em toda a cadeia, além de gerar interrupções na produção. Pensando nisso, o EAN-13 foi adotado para padronizar a identificação e a distribuição das hortaliças e garantir o crescimento da comercialização de hidropônicos no mercado, hoje em torno de 30% ao ano no Brasil.

O EAN-13, representado por 13 dígitos numéricos, garante a exclusividade da numeração de cada item no mercado e deve ser atribuído pelo detentor da marca, como é o caso da H2Orta. Dessa maneira, a empresa passa a fornecer o produto já identificado com o EAN-13 na embalagem para a distribuição de produtos hortifrúti/hidropônico. 

Junto com a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, a empresa já avalia a implantação do Sistema GS1 para obter a rastreabilidade de todo o processo produtivo e movimentações logísticas. Outra solução a ser incorporada à gestão da empresa é o CNP-Cadastro Nacional de Produtos, ferramenta online desenvolvida pela GS1 Brasil para auxiliar as empresas no registro de produtos, facilitando a gestão e o controle das mercadorias.

No primeiro semestre de 2015, a H2Orta cresceu 38% em faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as franquias crescem em torno de 25% e já no primeiro ano de atividade estudam ampliações para atender a demanda, como ocorreu com as franquias de Curitiba (PR) e Salvador do Sul (RS).

Sobre a GS1 Brasil

A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

Fonte: Assessoria de comunicação da GS1 Brasil

 



TAGS

bits tecnologia supermercado



Veja mais notícias

>> clique aqui para ver todas as notícias

Publicidade

developed by atr2japan Copyright 2012 - 2019 - Abras - Todos os direitos reservados