Banco de Informações de Tecnologia e Equipamentos para Supermercados

Notícias

17/10/2014

Cadastro Nacional de Produtos na nuvem otimiza os negócios

Ferramenta da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil auxilia controle e gestão das mercadorias cadastradas nos padrões globais

São Paulo, outubro de 2014 – Todos os integrantes da cadeia de suprimentos – fabricantes, distribuidores e varejo – contam agora com o Cadastro Nacional de Produtos (CNP) como serviço na nuvem; ou seja, na internet. Desenvolvido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o CNP é uma plataforma que centraliza o cadastro da numeração de identificação de cada item ou produto na cadeia. A numeração que serve como base para o cadastro é o GTIN (Número Global de Item Comercial) e o GLN (Número Global de Localização), códigos de padrão mundial certificados pela GS1. 

A partir de um cadastro padronizado, as companhias que buscam ferramentas para facilitar a gestão e o controle da numeração de itens cadastrados sob padrões globais conseguem agilizar a logística, economizar em processos administrativos e até contribuir com preservação do meio ambiente a partir da redução de emissão de documentos físicos. Como todas as informações sobre os produtos centralizadas e alimentadas no cadastro pelas empresas integrantes da cadeia, sua localização e identificação podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo em que haja acesso. 

O CNP na internet substitui o Sistema de Gerenciamento de Números (SGN), que precisava ser instalado no computador do associado. Agora, com a ferramenta na nuvem, evita-se a perda dos itens que ficavam armazenados nos computadores.

O GTIN é um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado mundialmente pela GS1. Também conhecido por código EAN, é atribuído para qualquer item (produto ou serviço) que possa ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é usado para recuperar uma informação pré-definida e abrange desde as matérias-primas até produtos acabados. Já o GLN, é uma referência que identifica qualquer localização legal ou física, funcional ou operacional dentro de uma empresa ou entidade organizacional. Ele pode identificar localizações físicas como companhias inteiras, subsidiárias, filiais, divisões ou escritórios regionais. Também possibilita localizações funcionais ou operacionais na empresa, caso de um departamento de co ntabilidade, um armazém ou portão de armazém, um ponto de entrega, um ponto de transmissão ou, até mesmo, indivíduos específicos, quando necessário.

Benefícios do Cadastro Nacional de Produtos

  • Permite reunir em um mesmo local diversas informações sobre o seu produto, facilitando a gestão de sua numeração.
  • Evita as perdas das listas de produtos, já que a aplicação está na internet e não instalada na máquina do associado.
  • Pode de ser utilizado em qualquer local com acesso à internet.
  • Sem custo adicional.

Funcionalidades 

  • Uso do prefixo GS1 para chaves de identificação GTIN (Produtos) e GLN (Localizações Físicas): possibilidade de identificar seus produtos e locais de forma independente.
  • Geração de Etiquetas: possibilidade de gerar etiquetas EAN-13 para seu produto, para posterior impressão em impressoras comuns.
  • Importação de lista de produtos: independentemente da ferramenta que a sua empresa use hoje para gerir a numeração, é possível importar sua lista de produtos atual para dentro desta ferramenta.
  • Geração de relatórios: extração de relatórios de produtos, de acessos e de localizações físicas.
  • Geração de EPC/RFID: possibilidade de gerar os códigos eletrônicos do seu produto.
  • Gestão de usuários: gerenciamento do acesso dos funcionários de sua empresa no uso da ferramenta.

Para saber mais

O canal da GS1 Brasil no YouTube disponibiliza uma série de vídeos com informações sobre o CNP: https://www.youtube.com/playlist?list=PLBdsKh3t6ZQXAjT9C-SO-_gf4ZplQGoAK

Sobre a GS1 Brasil

A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

 
 Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil 



TAGS

bits tecnologia supermercado



Veja mais notícias

>> clique aqui para ver todas as notícias

Publicidade

developed by atr2japan Copyright 2012 - 2019 - Abras - Todos os direitos reservados