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26/03/2014

Programa SERVIR: setor de supermercados participará do projeto piloto

 

          O Programa Servir é um aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), em parceria com a Secretaria  de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS/MDIC), que servirá para avaliar e identificar os estabelecimentos do setor de Comércio e Serviços no Brasil que se destacarem pela qualidade na prestação dos seus serviços, por meio de metodologia fundamentada nos conceitos de Satisfação, Requisito e Qualidade – e critérios pré-estabelecidos para cada segmento alvo do programa.

 

          Contemplado nos objetivos e medidas alinhados à política industrial, tecnológica e de comércio exterior, previstas na agenda setorial do Bloco 5 (Comércio, Serviços e Serviços Logísticos) do Plano Brasil (PBM), no qual a SCS/MDIC tem a prerrogativa de coordenação, o Servir tem por objetivos valorizar e incentivar os estabelecimentos identificados pela qualidade nos serviços - na busca da excelência no atendimento ao consumidor, além de fornecer informações qualificadas aos cidadãos relativas às boas práticas de atendimento. Em sua primeira etapa de implantação, o sistema Servir será dedicado exclusivamente à avaliação dos serviços prestados pelo setor supermercadista, com a observância dos seguintes requisitos: Acessibilidade; Atendimento; Rapidez; Instalações e Variedade. Visando ao aprimoramento e participação da sociedade no processo, os requisitos de avaliação do Servir foram colocadas em consulta pública, conforme portaria Inmetro Nº 112, de 14/03/2014.

 

          Utilizando o aplicativo Servir, o consumidor credenciado pelo INMETRO poderá avaliar e consultar os estabelecimentos que oferecem os melhores serviços à sociedade, a partir de um conjunto de critérios que poderão ser avaliados em uma escala que vai de E a A, onde E é o menor valor e A, o maior. Os dados gerados pelas avaliações realizadas por meio do aplicativo servirão de base para a criação de um ranking dos estabelecimentos mais bem qualificados, os quais serão divulgados enaltecendo-se as boas práticas e os bons serviços. Além disso, a base de dados do sistema será utilizada pelos partícipes do programa para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas em suas respectivas áreas de atuação, e as empresas objeto de avaliação poderão ter acesso à integralidade das informações relativas aos seus estabelecimentos para adoção de estratégias voltadas à melhoria de sua gestão.

 

          Nesta etapa inicial estão envolvidos aproximadamente 200 avaliadores, do MDIC e do INMETRO. O próximo passo será a capacitação de consumidores voluntários, que farão um curso via internet para se habilitar na condição de avaliador do programa. Após habilitado, o voluntário será orientado a baixar o aplicativo Servir em seu smartphone e, a partir daí, poderá avaliar cada item, detalhando seus atributos, identificando os estabelecimentos em destaque pela qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.

 

          O Programa Servir se faz necessário diante do crescimento expressivo da massa de consumidores no país, sendo ainda preciso a valorização das relações de consumo, não só pela ótica da proteção do consumidor, como também pela indução do setor produtivo na adoção de medidas que fortaleçam a confiabilidade, qualidade e a segurança nas relações com os consumidores. Nesse contexto, o Sistema Servir, por meio de ações integradas entre SCS/MDIC, INMETRO, demais entidades do setor público e entidades representativas do setor privado de comércio e serviços, buscará de forma inédita identificar, valorizar e disseminar as boas práticas adotadas pelas empresas brasileiras do setor terciário, visando à contínua busca pela excelência no atendimento ao consumidor.

 

Mais informações sobre o Servir: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4&noticia=13042


Fonte: Comunicação MDIC


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