Banco de Informações de Tecnologia e Equipamentos para Supermercados

Notícias

10/02/2014

Diretor da WeDo Technologies, Frederico Prado, fala sobre auditoria contínua


Tradicionalmente, sistemas de auditoria focam na prestação de contas e conformidade fiscal. Preocupações recentes sobre  fraude e o desperdício no setor de varejo têm levantado dúvidas sobre economia , eficácia dos revendedores, responsabilidade e integridade dos sistemas.

Embora ainda haja um foco no controle e prestação de contas, há um renovado movimento global para avaliação de desempenho. A esfera de responsabilidade foi ampliada para incluir o processual (controle interno), compliance (contratuais e legais ) , profissional e política (stakeholder).

A metodologia de Business Assurance (Garantia de Negócio) apoiada por auditorias sistêmicas em um contexto de varejo deve ser capaz de examinar os detalhes financeiros e não-financeiros. Estas auditorias têm uma visão de futuro que permite que os varejistas identifiquem oportunidades futuras, bem como exposições atuais que podem afetar o seu desempenho geral.

Então, o que é uma auditoria sistêmica?

É uma análise de seus sistemas de negócios de varejo para encontrar pontos de alavancagem para a mudança  – pontos onde você começa uma mudança mais sustentável com o mínimo de esforço.  Sem uma auditoria sistêmica, corre-se o risco de correções de curto prazo, enquanto o desempenho das empresas cai.

A auditoria sistêmica fornece uma seqüência contínua de snapshots dos processos de negócios de varejo, mostrando exatamente como os sistemas centrais estão operando e o que fazer com eles em uma visão de processo. Uma auditoria sistêmica deve fazer a ponte entre o modo como as coisas devem ser feitas e como as coisas são realmente feitas.

Outro aspecto importante da auditoria contínua e sistêmica é de ações de seguimento. Quando forem detectadas irregularidades, a funcionalidade do fluxo de trabalho será fundamental para garantir a resolução do problema. Nos casos de fraude, é fundamental que um plano de ação imediata ou auditoria especial seja realizado com o apoio do departamento jurídico.

É essencial que os grandes varejistas adotem uma auditoria contínua e sistêmica capaz de auditar grandes quantidades de dados (Big Data) em tempo real ou quase real e, em seguida, estabelecer um fluxo de trabalho para garantir que a informação crítica atinja a pessoa certa e forneça métricas durante o follow e encerramento dos casos.

Vamos usar como exemplo um grande supermercado. Com dezenas de processos de negócio para examinar, fica difícil para a equipe de auditoria fazer o necessário acompanhamento. Mas sabendo que existe um sistema de controle contínuo, cada colaborador sentirá uma “pressão” psicológica para resolver logo e não procrastinar. Com a auditoria sistêmica, todas as não-conformidades serão expostas. Nada é esquecido ou deixado para mais tarde!

Frederico Prado - Diretor de desenvolvimento de negócios para o setor de varejo da WeDo Technologies



TAGS



Veja mais notícias

>> clique aqui para ver todas as notícias

Publicidade

developed by atr2japan Copyright 2012 - 2018 - Abras - Todos os direitos reservados