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18/11/2013

Sebrae-SP lança cartilha para lojista vender melhor no Black Friday

 Detalhado, produto ensina o empreendedor a planejar-se para aumentar a rentabilidade do negócio antes das festas de fim de ano

 

O Sebrae-SP lançou uma cartilha para ajudar lojistas a aumentarem suas vendas no Black Friday, que neste ano acontece no Brasil dia 29 de Novembro. Criado pelo varejo norte-americano no início da década de 1960 para marcar uma ação de vendas anual antes da temporada de compras do natal, a versão brasileira do evento chega à sua quarta edição com mais lojas participantes e novas categorias de produtos.


 

Com explicações detalhadas, a cartilha destaca, entre diversos tópicos, a importância da prestação de um bom atendimento, a organização da vitrine, e a estratégia para precificar produtos e promover vendas tanto na loja física como no e-commerce, apenas usando e abusando da criatividade.

 

“Planejar a participação no Black Friday é fundamental. Aproveite a mídia espontânea do evento e estabeleça o mix de produtos que serão ofertados, definindo a faixa de descontos que será oferecida para cada categoria. Este é um momento importante para manter e conquistar novos clientes”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.


 

Ação agregadora de ofertas que funciona como uma espécie de termômetro para as vendas de final de ano, o Black Friday está em franco crescimento no Brasil. Na edição 2012, somente no comércio eletrônico, a iniciativa foi responsável por movimentar R$ 217 milhões, segundo a empresa de cupons de descontos Busca Descontos, realizadora da ação virtual da campanha. Os com consumidores da região Sudeste respondendo responderam pela maior parte dos acessos (71,5%), seguidos pela região Sul (11,2%), Nordeste 9,9%, Centro-Oeste (5,2%) e Norte (2,1%).


 

Para acessar a cartilha, basta o empreendedor inserir  o CNPJ no endereço: http://sebr.ae/sp/vm_bf


 

Dicas para o lojista aproveitar o Black Friday


 

1 – Defina se a participação será virtual, no ponto físico ou em ambos


 

2 – Jamais crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios


3 – Capriche na comunicação da vitrine: é mais fácil vender o que está exposto


 

4 – Aproveite para ampliar sua base de clientes e desenvolva um cartão de fidelidade


 

5 – Use cores mais vibrantes no interior da loja: elas transmitem ação e alegria


 

6 – Utilize as redes sociais para vender mais


 

7 – O processo de checagem das compras virtuais deve ser o mais rápido e eficiente possível


 

8 – Não se esqueça de que o Black Friday é a promoção de apenas UM dia.



Fonte: Sebrae 



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