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12/08/2013

Tecnologias facilitam os hábitos dos consumidores

Pesquisa aponta que está cada vez mais comum a figura do comprador conectado

A tecnologia está mudando o jeito dos consumidores de todo o mundo irem às compras. Com isso, está cada vez mais comum a figura do “Xtreme Shopper”, uma pessoa conectada, competitiva, otimista e determinada a ter o controle quando o assunto é consumo. Esta foi uma das principais conclusões da pesquisa “Futu- re Buy”, divulgada pela GfK.

O estudo online ouviu 600 usuários entre 15 e 45anos de 14 países. São pessoas que fizeram compras online e/ou offline em qualquer categoria de bens du- ráveis e não duráveis nos seis meses anteriores à avaliação, realizada em dezembro de 2012.

Segundo a GfK, os chamados “Xtreme Shoppers” utilizam frequentemente smartphones e tablets para realizar a busca, a pesquisa e a compra de seus produtos. O estudo revela ainda que este tipo de comprador compara os preços antes da compra, utiliza mais cupons de desconto, sempre procura ofertas e está mais preocupado em se informar sobre o produto, utilizando a internet, apps e blogs para pesquisa de informações.

A Ásia e o Pacífico apresentam o maior percentual de “Xtreme Shoppers” entre os compradores online: 51%. “A lição da indústria e do varejo na América Latina é olhar para aqueles mercados, que já sinalizam as próximas ondas de comportamento dos consumidores”, afirma Eliana Lemos, diretora de Shopper & Retail Strategy da GfK no Brasil.

A América Latina é representada na pesquisa por Brasil, México e Chile, sendo que este último possui a maior porcentagem de “Xtreme Shoppers” (26%), dividindo a segunda posição com os EUA. No Brasil, eles são 15% dos compradores e no México, 22%.



Veículo: Brasil Econômico



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