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06/06/2013

Coop consolida exemplo de mídia indoor para redes varejistas


Dez anos consagram modelo de ações e inovações que visam uma melhor comunicação entre os públicos com quem a empresa se relaciona, o aumento nas vendas e incremento de receita com verbas de merchandising

 

O pioneirismo da rede supermercadista Coop, somado a uma parceria de sucesso que já dura dez anos com a RDS Multimídia, torna o modelo de ações de mídia indoor Coop um case de sucesso em comunicação nos Pontos de Venda e ambiente corporativo da rede. 

Explorando adequadamente o apelo sensorial do sinal de rádio, a Coop tem em sua Rádio Indoor uma ambientação musical customizada de acordo com a identidade da marca e o perfil do cliente. Junto a essa ambientação musical, a Coop faz da Rádio Indoor uma ferramenta eficaz para sua comunicação junto aos funcionários e clientes. São divulgadas informações diversas, como serviços de utilidade pública, ofertas, promoções e informes sobre ações institucionais. A Rádio Coop é transmitida via satélite para todas as lojas da rede e também na internet, no site portalcoop.com.br.

Outra mídia que merece destaque é a TV indoor, implantada em 2005 pela RDS Multimídia. A TV Coop foi a primeira experiência de TV no PDV do varejo brasileiro. Com sinal digital de alta qualidade, a ferramenta auxilia na veiculação de ofertas, promoções, publicidade e campanhas institucionais. O know-how adquirido pela RDS e Coop na utilização desta ferramenta tem sido objeto de interesse de vários segmentos do varejo. A TV Coop é uma ferramenta bastante eficaz para impactar o consumidor. “A RDS se orgulha de ser protagonista deste processo e afirma, sem medo de errar, que atualmente no Brasil nenhuma rede de varejo possui uma sinalização digital no PDV tão completa e com formato adequado aos seus objetivos quanto a Coop”, diz Cristiane Donini, Gestora de mídias Indoor Coop&RDS.

 

As drogarias de rua da rede contam com uma TV exclusiva, a TV Drogaria Coop. A ferramenta maximiza as possibilidades de relacionamento com o cliente Coop, fazendo do veiculo uma excelente oportunidade de mídia. A TV  exibe conteúdos exclusivos da drogaria, ofertas, dicas de saúde e qualidade de vida, além de campanhas publicitárias do setor farmacêutico.

 

Apostando na comunicação impactante no PDV, a Coop também conta com o Vídeo Wall, outra ferramenta de mídia que deu certo no PDV do varejista. Com a quantidade de quatro até doze monitores de vídeo de alto desempenho e qualidade, a ferramenta exibe conteúdos diversos, como promoções de produtos, campanhas dos fornecedores, dicas sobre assuntos variados e ações institucionais. “O Vídeo Wall é uma ferramenta de comunicação diferenciada, com a vantagem de ter um longo alcance e alta qualidade. A tecnologia utilizada permite que sejam exibidos conteúdos diferentes em seus monitores, sem que se perca a sincronia. Além disso, a mídia digital deixou a comunicação mais atraente e o ambiente mais moderno”, explica Marcel Soares, Consultor de Marketing da RDS.

 

A Coop também inova na segmentação de suas mídias nos seus PDVs. A Tabela Digital de Preços é um bom exemplo: com dois monitores posicionados estrategicamente, a mídia fica localizada nos setores de Açougue, Padaria e Perecíveis. A novidade permite, além da informação de preços atualizados diretamente pelo servidor da rede, o destaque de produtos, anúncios, promoções, ofertas e dicas das marcas relacionadas a cada um dos setores. É uma opção para elevar as vendas dos produtos oferecidos, já que a novidade faz comunicação direta com o consumidor no ato da compra. Além da praticidade, a tabela diminui a poluição visual causada por materiais impressos.

As inovações Coop e RDS no uso da sinalização digital não se limitam ao PDV da rede. A preocupação da área de marketing Coop em se comunicar de forma ágil e transparente com todos os seus interlocutores, sejam eles internos ou externos, fez com que se criassem mais alguns canais: quem entra hoje no Centro Administrativo Coop tem a oportunidade, já na recepção da empresa, de ser impactado pela TV Coop-Trade Marketing: uma mídia voltada a assuntos de interesse comum entre a Coop e seus fornecedores de produtos e serviços. Nas TVs instaladas na recepção e no departamento comercial, são veiculadas informações atualizadas sobre o que está acontecendo no varejo nacional, além de informações relevantes sobre as ações Coop que sejam de interesse comercia l direto de seus parceiros, como campanhas, políticas comerciais, etc.

Outra novidade corporativa adotada é a TV Mural, um novo formato de comunicação dirigida aos funcionários da empresa. Mais moderno e sofisticado, tem por objetivo substituir os convencionais quadros de aviso existentes em toda a rede varejista. “A TV Mural permite maior agilidade e interação entre o RH e os colaboradores da empresa. Padroniza a linguagem, garantindo que a mesma comunicação alcance todos os funcionários da corporação de forma simultânea, evitando os delays tão comuns nas empresas, que muitas vezes prejudicam o fluxo das informações e, por consequência, a produtividade. Além disso, o novo formato contribui para sustentabilidade, considerando que eliminará a necessidade de as informações estarem em materiais impressos”, afirma Raquel Alves dos Santos, Analista de Comunicação Coop.

Ainda sobre o ambiente corporativo, caminhando pelo Centro Administrativo Coop, pode-se conhecer outras iniciativas interessantes, como a TV COOP Elevador. Nessa mídia, são veiculadas notícias do Brasil e do Mundo, atualizadas em tempo real. Essas informações dividem espaço com conteúdos institucionais e de comunicação interna, já que esta TV é vista pelos colaboradores circulantes no prédio da empresa.

É com muita competência que a Coop em parceria com a RDS inova nos canais de comunicação. Outro importante meio de comunicação é voltado ao público que deseja trabalhar na empresa: os candidatos que aguardam entrevista no setor de recrutamento e seleção da Coop também são impactados pela TV Coop-RH com informações institucionais da empresa, suas políticas internas, além de notícias e dicas sobre elaboração de currículos, comportamento em entrevistas, entre outras informações.

Já a Central de Panificação da rede, que por sua característica é um setor onde os colaboradores ficam restritos aos demais colegas, não podendo estar no dia-a-dia das lojas, a programação da TV foi pensada justamente para que esse "isolamento" seja apenas físico. O conteúdo exibido nas TVs do setor informa a equipe sobre as campanhas vigentes nas lojas, as ações institucionais e de responsabilidade social da empresa, além de conteúdos motivacionais.

 “Estas são algumas iniciativas que colocam a Coop na vanguarda quando o assunto é otimização de mídias indoor, e demonstram a clareza da empresa quanto à importância de integrar todos os públicos com os quais lida”, afirma Cláudia Montini, Coordenadora de Marketing Coop.

 

Juntas RDS e Coop estudam novas ferramentas indoor para comunicação com colaboradores e não só com cliente final. Como por exemplo, a “TV Coop Treinamento”, projeto ainda em fase de idealização. 


Comunicar-se com o consumidor de forma clara e transparente é muito importante para a credibilidade da marca. Fazer isso sem poluição do PDV e de maneira simultânea em toda a rede é um facilitador enorme para o gerenciamento de toda a rede. “Por isso, acreditamos na mídia indoor e nas inovações que ela permite.”

 

Fonte: Assessoria de comunicação da Coop



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