Banco de Informações de Tecnologia e Equipamentos para Supermercados

Notícias

07/05/2013

GS1 Brasil demonstra sistema de controle de validade a supermercadistas

 

Empresas e associação promovem visita técnica para expor primeira solução que
emite etiquetas no padrão GS1 DataBar para supermercados de Minas Gerais


Em uma visita técnica na sede da GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação, a entidade, a RR Etiquetas, a TOTVS, a Toledo do Brasil e a Intermec demonstraram a supermercadistas mineiros um sistema inédito no país, que emite e imprime a etiqueta de código padrão GS1 DataBar para reconhecimento da data de validade de produtos perecíveis.

Em 26 de abril, pela primeira vez, foi exposta a solução composta pelo ERP e PDV da TOTVS, a balança Prix 5 Plus Toledo com módulo de gerenciamento de vendas, os leitores lineares de código de barras e 2D SG-20 da Intermec, as etiquetas adesivas da RR Etiquetas e o código GS1 DataBar para um grupo de representantes dos supermercados de Minas Gerais. Ainda em versão preliminar, o sistema orienta o reconhecimento da data de validade de produtos perecíveis pelas etiquetas, que são impressas pela balança quando os produtos são pesados e embalados nos supermercados. A etiqueta impressa com o código padrão GS1 DataBar carrega as informações do produto, a data de validade e as transmite para o sistema do caixa (checkout) quando é lida.


Ao chegar ao checkout, caso o produto perecível tenha passado do prazo de validade, o sistema mostra uma mensagem na tela da operadora de caixa, impedindo a efetivação da venda. Além de automatizar o processo e tornar mais ágil a operação de checkout, o sistema garante a segurança do consumidor. “Nosso objetivo é facilitar o trabalho na cadeia de abastecimento e evitar transtornos ao comércio e ao consumidor em possíveis reclamações por aquisição de produtos irregulares”, afirma Rodrigo Souza, assessor de negócios da GS1 Brasil.


Souza explica que demonstrar o sistema aos supermercadistas de Minas Gerais, que participavam em São Paulo de visitas técnicas, é o início de uma programação que tem o objetivo de disseminar o uso do padrão GS1 DataBar. “Os produtos perecíveis manipulados nos supermercados têm de ser etiquetados, obrigatoriamente. Então, adotar um código que já informe a data de validade só trará benefícios”, explica o assessor. Os supermercados mineiros que participaram da visita técnica à sede da GS1 Brasil são Casa Rena, Super Box, Sales Supermercados, Super VIVO, Rede Opa, Supermercado Prado e Amis.


De acordo com as empresas que criaram o sistema em parceria com a GS1 Brasil, uma das vantagens do sistema é que preserva o investimento em equipamentos de automação comercial dos supermercadistas. Será necessária apenas a instalação de alguns módulos de software e hardware que imprima o código padrão GS1 DataBar. A adoção do código não quer dizer que os tradicionais códigos de barras EAN/UPC serão substituídos. Todos se complementarão. Cada um terá uma aplicação específica.

 
A GS1 Brasil disponibiliza aos seus associados e à comunidade de negócios toda orientação sobre o GS1 DataBar por meio de materiais técnicos, guias, assessoria técnica, FAQs (perguntas e respostas), cursos e formação de grupos de trabalho setoriais.

Sobre a GS1 Brasil
A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) de produtos e serviços na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos para o varejo, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 55 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.


Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil



TAGS



Veja mais notícias

>> clique aqui para ver todas as notícias

Publicidade

developed by atr2japan Copyright 2012 - 2019 - Abras - Todos os direitos reservados