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21/02/2013

Rede de supermercado Bistek inaugura nova loja com etiquetas eletrônicas


Além da melhora e agilidade na gestão do supermercado, a tecnologia apresenta benefícios aos consumidores; O Sul é a região que mais aposta em etiquetas eletrônicas para o varejo


A inauguração da nova loja da rede de Supermercados Bistek, localizada na cidade de São José, em Santa Catarina, trouxe como maior novidade a utilização de etiquetas eletrônicas de gôndola. Com o processo automatizado de precificação, a rede conseguiu reduzir em 90% a margem de erros no checkout em relação às outras 14 lojas da rede que possuem processo manual de troca de preço.

O projeto foi realizado pela Seal, empresa que há 24 anos atua no mercado de soluções dedicadas a processos de automação com código de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID, em parceria com a ATM Informática. Ao todo, foram implementadas 10 mil etiquetas eletrônicas, dos modelos de segmento e outras especiais para os setores de congelados e hortifrúti.

De acordo com a diretora de TI da rede, Tatiana Goes Mendonça, a opção pela Seal ocorreu, principalmente, pelo fato da tecnologia da empresa apresentar uma comunicação bidirecional, assegurando que todas as etiquetas receberam as atualizações de preços e dados em geral. "Com este retorno do sistema conseguimos monitorar se todas as etiquetas foram alteradas corretamente, o que é fundamental para uma intervenção imediata caso haja algum problema de infraestrutura e de não atualização. Esta resposta que o sistema oferece é essencial para um melhor gerenciamento e confiabilidade”, afirma.


Segundo a diretora, outro fator importante para tomada de decisão do novo projeto foi os recursos oferecidos pelo produto da Seal, como a incorporação de informações gerenciais na etiqueta, além da possibilidade de promover promoções relâmpagos na loja. “Além de facilitar a gestão, uma vez que todas as informações do produto podem ser encontradas na etiqueta, a possibilidade de promoções instantâneas em diferentes momentos do dia gera oportunidades de negócio. Toda promoção evidenciada ajuda na decisão do cliente sobre a compra do produto”, afirma.


Em outras lojas da rede, onde o processo de precificação é manual, são necessários cerca de seis funcionários em cada unidade para a troca das etiquetas. No caso, uma pessoa é responsável pela emissão e separação das etiquetas por setor, e cada setor conta com uma pessoa responsável para fazer a troca das etiquetas, um processo que demora cerca de 1 hora. Hoje, na nova loja, com o processo automatizado, os preços dos produtos são atualizados em menos de 10 minutos e apenas uma pessoa é designada para esta função.


Consumidor confiante


Além da melhora e agilidade na gestão do supermercado, a tecnologia apresenta benefícios aos consumidores. “Para o cliente é bastante interessante, percebemos que eles estão mais confiantes em relação à precificação dos produtos. Sabemos que é extremamente desagradável quando ocorre um erro de preço. Apesar de não ser intencional, o processo manual permite a ocorrência destes erros, que são eliminados com as etiquetas eletrônicas” diz.


Por serem fixadas nas gôndolas, as etiquetas eletrônicas permitem que o layout dos produtos seja mantido na prateleira. “Observamos também uma melhor organização dos produtos, já que as etiquetas eletrônicas impedem que os produtos sejam trocados de lugar, eliminando assim o desconforto de ter um algum produto sem preço na gôndola”. Para a gerente, além da imagem de inovadora, na busca por tecnologias que agregam valor ao supermercado e aos consumidores, a loja também contribui ecologicamente, uma vez que reduziu em 100% o uso de papel em etiquetas.  


“É com grande satisfação que implantamos mais este projeto na região Sul. É muito importante para o mercado brasileiro ter empresas do varejo, como a rede Bistek, investindo em soluções que inovam, promovem a confiança que o consumidor merece e valorizam seus negócios.” afirma Wagner Bernardes, diretor executivo da Seal.


Sobre a Seal Tecnologia

A Seal atua há 24 anos no mercado de computação móvel e captura automática de dados, levando soluções completas de mobilidade e automação a diversos segmentos de mercado.

Dentre os mais de 2 mil clientes que formam a sua base instalada, estão 400 das 500 maiores empresas brasileiras, de acordo com ranking da revista Exame. Em 2010, a Seal foi classificada na 3ª posição dentre empresas brasileiras de automação comercial no ranking da Exame; na 33ª posição no ranking da ComputerWorld que listou as 300 maiores empresas de Tecnologia; e na 131ª posição entre as 200 maiores empresas de Tecnologia no ranking da Informática Hoje.


Com projetos que totalizam mais de 16 milhões de m² de área coberta com redes de radiofrequência, incluindo 50 mil coletores de dados, 5 mil pontos de acesso e 300 mil leitores de códigos de barra, a Seal manteve-se em 2011 entre os líderes no volume de soluções implantadas, com projetos voltados para depósito e chão de fábrica desenvolvidos em aproximadamente 500 empresas.


A Seal foi a responsável por introduzir e difundir no Brasil a cultura de utilização do código de barras, tendo desenvolvido também o primeiro projeto piloto de RFID (identificação por radiofreqüência) da América Latina.
Também oferece ao mercado as seguintes soluções: ESL (etiquetas eletrônicas de prateleira), RTLS (sistema de localização em tempo real), sistema de rastreamento de frotas, RFID, coletores de dados por comando de voz e soluções tradicionais para captura automática de dados (coletores de dados, impressoras, leitores de código de barras e infraestrutura para redes sem fio locais e metropolitanas).


Para mais informações, acesse www.seal.com.br.

 



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