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20/02/2013

QR Code é nova estratégia de marketing

Popularização dos dispositivos móveis auxilia na implantação do sistema.


O Quick Response Code (QR Code), códigos para leitura pelo celular, é uma novidade que está aparecendo com mais freqüência em revistas, campanhas publicitárias, sites e outdoors. O acesso à internet e as diversas possibilidades de aplicativos para dispositivos móveis estimulam as empresas a investirem em tecnologias para esses aparelhos. Conforme dados do Ibope Nielsen do primeiro semestre de 2012, quase quatro em cada dez aparelhos são smartphones, correspondendo a 36% do total. O índice deixa o Brasil em terceiro lugar entre os países emergentes, incluindo China, Índia e Rússia.


Ainda pouco conhecido e utilizado no Brasil, o QR Code é caracterizado por um código de barras bidimensionais, cuja leitura pode ser feita por um aparelho com câmera e aplicativo específico. O acesso ao conteúdo é feito com um aplicativo instalado no celular, posicionando a câmera para escanear o código. A tela exibe o trecho de um texto ou o link para direcionamento a algum site.


O diretor-presidente da Web Consult e especialista em inteligência digital, Leonardo Bortoletto, afirma que as empresas que souberem utilizar o QR Code usufruirão da potencialidade e possibilidades dessa tecnologia. "Os códigos podem ajudar as organizações em ações, agregar valor à marca, ao produto e ao serviço e, conseqüentemente, fidelizar clientes. A tendência é que os usuários utilizem cada vez mais o QR Code com o aumento gradativo de smartphones", alerta.


O código QR possui uma funcionalidade moderna e empresas já estão apostando para atrair ainda mais clientes para suas lojas, marcas, produtos e serviços. "Algumas tradicionais empresas de e-commerce já desenvolveram um catálogo para acessar produtos pelo QR Code. Até bancos já inovaram no modo de pagar as contas com o aplicativo lendo a imagem e decifrando os dados do boleto para o pagamento", exemplifica Bortoletto.


O especialista também dá dicas para as empresas utilizarem os códigos: devem priorizar uma mensagem que tenha valor para o cliente, assim como, no caso de links de direcionamento, disponibilizar uma página que seja de fácil acesso. "As peças impressas estão gerando mais impacto e, portanto, investir em anúncios em revistas, jornais e embalagens é uma opção bastante viável", ressalta.


O QR Code é considerado uma estratégia inovadora para auxiliar na fidelização do cliente e repassar informações consistentes e exclusivas sobre marcas.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG



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