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03/05/2012

Seal foca implantação de etiquetas eletrônicas para gestão de preços no varejo

Etiquetas eletrônicas de prateleira com comunicação bidirecional garantem atualização de valores e dados; sistema modifica até 300 mil etiquetas/hora e informa preços, descrições, promoções e dados gerenciais em até 32 páginas por etiqueta


A Seal Tecnologia, especializada em automação baseada em código de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID (identificação por radiofrequência), agora implementa soluções de etiquetas eletrônicas. A integradora visa contribuir para a disseminação das etiquetas eletrônicas de prateleira (Electronic Shelf Label, ou ESL) no segmento nacional de supermercados, lojas de departamento e varejo em geral, a partir da oferta da solução desenvolvida pela parceira francesa Pricer – líder mundial no segmento ESL.

As etiquetas eletrônicas são dispositivos digitais com tela de cristal líquido que, instaladas nas gôndolas, exibem preços, promoções e características técnicas dos produtos, além de dados gerenciais como disponibilidade em estoque, facing e margem de vendas de cada item. A tecnologia é baseada em comunicação infravermelha de alta frequência, e dispõe de uma grande capacidade de transferência de dados que permite atualizar até 300 mil etiquetas por hora.

Para exibir todas as informações para clientes e varejistas, a solução da Seal possui até 32 páginas de dados. Os dispositivos também ajudam a acelerar a reposição de itens nas gôndolas e permite que os supermercadistas agendem promoções durante o dia, ampliando a rentabilidade.

A eficiência deste processo só é possível graças à tecnologia bidirecional – um dos diferenciais apontados pelo Diretor de Marketing e Vendas da Seal Tecnologia, Wagner Bernardes. O recurso confirma ao administrador que as etiquetas realmente receberam todas as atualizações solicitadas de preços e dados. Também permite comunicar, imediatamente, eventuais problemas ao administrador, como a não atualização de preços, bateria fraca ou furto.

“Os benefícios vão muito além do simples corte de custos a partir da substituição das etiquetas de papel tradicionais, que precisam ser trocadas uma a uma e manualmente em caso de mudanças. Com esta solução é possível realizar a gestão de preços de forma muito mais eficaz”, explica o executivo. A tecnologia da Pricer já foi implantada em grandes redes varejistas em mais de 30 países, incluindo Carrefour, Casino, Costco, Castorama, Sonae e Metro.

Integração

As etiquetas eletrônicas são conectadas ao sistema de gestão ERP utilizado pelo varejista por meio de uma interface desenvolvida pela Seal. O ERP recolhe dados a partir das vendas registradas no caixa e, por meio da integração, permite que uma parte deles seja visualizada diretamente nas etiquetas.

“A partir da parceria com a Pricer, passamos a oferecer uma nova e avançada tecnologia de etiquetas inteligentes, capazes de melhorar a comunicação com o cliente sobre preços, promoções e informações de venda de mercadorias, além de fornecer dados detalhados sobre o estoque de maneira ágil e prática aos supervisores e gerentes da loja”, explica Bernardes. “Escolhemos a Pricer principalmente por sua liderança de mercado, e também por se tratar de uma solução completa de etiqueta eletrônica com capacidade de gestão de preços”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seal



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