Banco de Informações de Tecnologia e Equipamentos para Supermercados

Notícias

15/02/2018

Makro investe R$ 60 milhões em eficiência energética


A rede atacadista Makro investiu R$ 60 milhões na substituição do sistema de iluminação antigo por LED nas áreas internas e externas de todas as lojas do País, o resultado foi uma redução de até 55% ou 17,5 mil megawatts-hora (MWh) no consumo de energia. O projeto foi realizado pela EDP Brasil.

De acordo com a EDP,  com a economia de energia, mais de 1.431 toneladas de CO2 deixarão de ser lançadas na atmosfera, o que correspondente ao plantio de 11 mil árvores. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção, já que a durabilidade da lâmpada LED é de 50 mil horas (de 3 a 4 vezes mais que lâmpadas fluorescentes), e o LED gera menos impacto ambiental  por  não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

“A EDP Brasil assumiu o compromisso de reduzir o consumo de 100 GWh de energia dos seus clientes até 2020 com a expansão do segmento de Soluções em Energia, e a parceria com o Makro é mais um exemplo de como as corporações podem usufruir das nossas soluções de eficiência energética para reduzir custos e elevar sua contribuição ao meio ambiente, com baixo investimento inicial”, afirma Aldemir Spohr, diretor da EDP Soluções em Energia.

Antes da implantação, a iluminação representava, em média, 20% da conta de energia elétrica das unidades, o que deve ser diminuído para cerca de 10%. Por meio do contrato firmado entre as Empresas, no modelo de success fee, a economia mensal de energia com a nova iluminação abaterá o investimento inicial.

“Além da economia no consumo de energia, o projeto de eficiência energética trouxe inúmeros benefícios, como o aumento da produtividade dos funcionários, valorização dos produtos trazendo mais conforto visual para os clientes e o compromisso sustentável de evitar desperdício e reduzir a emissão de gases poluentes. A EDP se mostrou extremamente flexível para atender as necessidades do Makro e este caso de sucesso é o primeiro de muitos que estamos estudando em conjunto”, destaca Marcos Ambrosano, Presidente do Makro Brasil.

EDP Brasil

A EDP Brasil tem mais de 20 anos de atuação no País. Atualmente, emprega mais de 10 mil colaboradores (diretos e indiretos) e opera 14 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, num total de 2,8 gigawatts (GW) de capacidade instalada. Atende mais de 3,3 milhões de clientes na Distribuição (EDP São Paulo e EDP Espirito Santo) e tem uma atividade intensa nas áreas de Comercialização e Serviços. É uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda cadeia de valor (Geração, Transmissão, Distribuição, Comercialização e Soluções em Energia). No Brasil, é referência em áreas como Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Makro
Pioneiro no mercado atacadista no sistema de autosserviço, o Makro acaba de comemorar 45 anos de atuação no Brasil e tem como objetivo ser o mais eficiente canal de abastecimento dos empreendedores e famílias de todo Brasil. Parte do grupo holandês SHV, o atacadista possui 74 lojas no território brasileiro, e trabalha com uma oferta de produtos desenvolvida especificamente para as necessidades de seu público-alvo, que incluem produtos das marcas líderes e de suas marcas próprias Aro e M&K. Além disso, a companhia opera 67 restaurantes e 34 postos de combustíveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação da EDP Brasil



TAGS

bits tecnologia supermercado



Veja mais notícias

>> clique aqui para ver todas as notícias

Publicidade

developed by atr2japan Copyright 2012 - Abras - Todos os direitos reservados