Banco de Informações de Tecnologia e Equipamentos para Supermercados

Dicas

17/04/2014

Site ajuda a pesquisar preços em supermercados antes das compras


Um site de Londrina, no norte do Paraná, tem ajudado os consumidores da cidade a descobrirem qual supermercado está com os preços mais baratos. Criado há quatro anos, o “Pesquisa & Compra” disponibiliza um banco de dados com 30 mil itens diferentes, como alimentos, bebidas, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Após um cadastro gratuito, o consumidor pode pesquisar os preços e verificar em qual supermercado é mais vantajoso, financeiramente, fazer a compra.

Para incluir os preços na página, uma equipe de pesquisadores percorre 11 supermercados da cidade diariamente. Através de um coletor de dados eletrônico, as informações são enviadas ao site, que é atualizado com os preços de cada produto. “É como se você estivesse em um mercado delivery, mas sem a possibilidade de efetuar a compra”, explica o desenvolvedor do site, Luiz Claudio Alves. Na página da internet, o consumidor pode fazer a pesquisa por um único produto ou montar uma lista de compras. Depois disso, basta consultar qual é o local mais barato. “Na medida em que vai pesquisando, você pode adicionar os produtos em um carrinho. No final, o site mostra qual o preço dessas compras em cada um dos mercados pesquisados, do menor ao maior preço. Além disso, dá para dividir em quais mercados compensa mais fazer a compra”, diz Alves. Para montar o site, foram necessários três anos de trabalho. “Tivemos que fazer a montagem do site, fazer o banco de dados, criar o aplicativo, o software do coletor de dados. Eu fui a cada mercado, pegar produto a produto, e cadastrava a marca, o fabricante, a embalagem, o peso, entre outras informações”, conta o desenvolvedor da página.

Além do site, o consumidor pode pesquisar o preço dos produtos por meio de um aplicativo, disponível gratuitamente para smartphones e tablets. Com ele, a pessoa pode direcionar a câmera do aparelho para o código de barras do produto, ou digitar os números. Feito isso, o aplicativo apresenta o preço em cada um dos supermercados. Fonte: G1 Paraná


TAGS

tecnologia bits abras supermer



Veja mais dicas

>> clique aqui para ver todas as dicas

Publicidade

developed by atr2japan Copyright 2012 - Abras - Todos os direitos reservados