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Dicas

29/01/2013

Carrinho de compras vira "assistente de vendas" no varejo supermercadista


Carrinho de vendas – ferramenta de estímulo às compras já chegou ao varejo supermercadista. Tecnologia em uso na loja Imperatriz (SC) mostra no visor do carrinho os produtos em promoção, comparando o preço comum e promocional, o percurso monitorado do cliente e outras funcionalidades.


A empresa catarinense Promocart acaba de criar tecnologia com o propósito de impulsionar ainda mais as vendas nos pontos de venda. Valendo-se de plataforma que ao mesmo tempo é um dos principais ícones dos supermercados, os carrinhos de compra, a empresa criou e já está comercializando o que batizou de “assistente de compra”.

A ferramenta consiste, basicamente, em um leitor de preços — acoplado ao guidão do carrinho —, mas pode ter muitos outros usos. “A função básica de leitor de preços parece simples e pouco significativa, mas agrada muito aos clientes, principalmente aos mais velhos, que muitas vezes têm dificuldade em ler o nome dos produtos e preços por causa do tamanho dos caracteres das etiquetas. Com o visor acoplado ao carrinho, o preço aparece em destaque”, informa o sócio-diretor da Promocart, Adir Mazzuco Júnior.

Porém, quando se observa as demais utilidades do recurso, percebe-se que ele pode ser uma estratégica ferramenta de estímulo às compras. Além da leitura de preços, o sistema é dotado de tecnologia que lhe permite captar sinais emitidos de sensores instalados nas gôndolas.

Esses sensores mandam informações sobre os produtos localizados naqueles pontos. Revelam ao cliente, por exemplo, no visor do carrinho, os produtos em promoção, comparando o preço comum e promocional,
destacadamente.

Isso quer dizer que além de ofertar um serviço espontâneo e útil ao cliente, o supermercadista passa a ter mais um meio de comunicação com ele e um espaço midiático para negociar com os fornecedores, que podem  ter suas vendas incrementadas por meio desse investimento.

“Existem outras funcionalidades bem inteligentes.O percurso realizado pelo cliente com o carrinho ‘assistido’ pode ser monitorado. Se o supermercadista quiser, podemos criar parâmetros que leem o comportamento de compra daquele cliente naquela ida ao PDV. Por exemplo, se o sistema nota que ele pegou carvão, depois carne começa a enviar sugestão de cerveja, vodca para caipirinha e outros produtos típicos de um churrasco.”

Para saber se o produto tinha uso prático, a empresa realizou testes em supermercado da rede catarinense Imperatriz que, segundo Mazzuco, já fechou contrato e está usando os carrinhos, entre 20 e 25, em uma de suas lojas de perfil gourmet. “O acordo que fizemos com o Imperatriz [a primeira venda do produto realizada pela Promocart] exige exclusividade em Santa Catarina.” Ou seja, a Promocart não pode fechar contrato com outras redes catarinenses.

Mazzuco diz que até o 1º semestre de 2013 a empresa terá mil carrinhos com a nova tecnologia à disposição do mercado (a companhia fornece o sistema e os carrinhos com os assistentes). Segundo o empresário, esse carrinho existe em outros países, mas não com a mesma tecnologia, embora a funcionalidade seja parecida. “Essa tecnologia é nova e há uma curva de aprendizado imensa.”

Revista SuperHiper, janeiro de 2013



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