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Dicas

25/07/2012

Veja como o QRCode pode ajudar aumentar as vendas


Você sabe o que é QRCode? Veja como a Tesco aumentou sua margem de lucro com uma ousada experiência no metrô da Coreia do Sul. Aqui no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar adotou recentemente esta tecnologia na implantação da Vitrine Virtual ...





O QRCode (Quick Response Code) é formado por código de barras bidimensional (2D) que pode ser escaneado pela maioria dos celulares com câmera. No varejo ele está presente principalmente em gôndolas virtuais. O processo é simples. Basta ter um aparelho móvel, como um celular e instalar um software específico. Depois, é só apontar para o código como se quisesse fotografá-lo. Imediatamente o dispositivo se conecta à internet e direciona o usuário para o endereço eletrônico indicado no QRCode. 

As vantagens desta tecnologia podem ser conferidas no exemplo da Tesco. Disposta a aumentar sua margem de rentabilidade na Coreia do Sul, a rede implantou em 2011 nas estações de metrô verdadeiras gôndolas virtuais. Com isso, qualquer pessoa pode usar aparelhos de celular para comprar os itens mostrados em pôsteres, que em seguida são enviados diretamente para suas casas. 

Nesta iniciativa, o usuário faz um cadastro na Tesco, e basta tirar uma fotografia de um item qualquer para comprá-lo. O produto é enviado de forma automática para um endereço cadastrado com grande velocidade. Dessa forma, é possível comprar o jantar enquanto se espera pelo metrô e ter a refeição disponível assim que se chega a casa. Com este modelo, a Tesco teve um aumento de 130% nas vendas virtuais e de 76% de usuários on-line. 



Loja do Pão de Açúcar em São Paulo usa a tecnologia QRCode

Aqui no Brasil, o QRCode foi implantado na  Vitrine Virtual do Grupo Pão de Açúcar. Por meio de uma estrutura em painéis que simulam uma gôndola de supermercado contendo imagens e códigos de mais de 300 produtos, o cliente escolhe a sua compra usando um smartphone ou tablet e a recebe pelo Pão de Açúcar Delivery no endereço escolhido. 

  “A Vitrine Virtual é mais uma inovação do Pão de Açúcar, visando proporcionar total comodidade no momento de compra do consumidor e criando mais uma forma do cliente se relacionar com a marca”, explica Andréa Dietrich, gerente de Marketing Digital do Pão de Açúcar. Hoje, além das lojas físicas, o consumidor pode fazer suas compras por meio do celular, tablet ou computador.

A compra é realizada pelo próprio consumidor por meio do aplicativo do Pão de Açúcar baixado no smartphone (iPhone ou aparelho com sistema Android) ou tablet (iPad). O consumidor deve escanear os códigos de barra bidimensionais (QRCode) presentes abaixo de cada produto exposto na gôndola virtual e finalizar a compra. Os produtos são entregues pelo Pão de Açúcar Delivery no endereço de entrega escolhido.  O primeiro frete custa R$ 13,90 e, a partir do segundo, o valor é regressivo.

Serão comercializados produtos de diversas categorias, entre queijos, vinhos, cervejas especiais, orgânicos, frios nobres, frutas e legumes. O sortimento exibido nas gôndolas virtuais será renovado periodicamente.

A novidade está disponível inicialmente no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, desde o dia 6 de julho.


Fonte: International Supermarket News e Assessoria de Comunicação do Grupo Pão de Açúcar


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