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20/03/2012

Você sabia que o Supermercado do futuro já funciona na Alemanha?


Você sabia que o Supermercado do futuro já funciona na Alemanha?  

É isso mesmo, algumas lojas do grupo alemão Metro estão totalmente integrada com tecnologia RFID, PDAs, carrinhos e balanças inteligentes e máquinas que fazem o check out dos clientes. Na pequena cidade de Rheinberg, no noroeste da Alemanha foi aberta em 2003 a future store Extra, um conceito que utiliza a identificação de etiquetas por radiofreqüência (RFID) e Personal Digital Assistants (PDAs) integrados às mercadorias, carrinhos de compras, gôndolas, estoques e fornecedores.

Cada etiqueta – e elas podem ter vários formatos, desde rótulos adesivos até pulseiras de plástico– dispõe de uma antena e um chip com uma seqüência de números que é transmitida para o computador via radiofreqüência. Tais chips podem identificar qualquer tipo de mercadoria – de balas a containers transportados por navios–, o que vai permitir o controle de todos os itens, desde a hora em que eles saem de seu lugar ou país de origem até a colocação nos carrinhos dos clientes. Desde que abriu a loja de seu supermercado do futuro há dois anos, o grupo Metro já identificou um aumento de 30% em sua base de clientes de Rheinberg. E uma prova de que os consumidores se acostumam rápido com as novidades é que 85% deles já utilizam as tecnologias oferecidas pelo Extra.

Mesmo os clientes com idade acima de 60 anos não se intimidam na frente das balanças inteligentes que pesam e reconhecem o produto para o consumidor fazer o pagamento na saída. Na loja, o cliente pega um carrinho com um display comandado por um Personal Shopping Assistant (PSA). Esse display, além de escanear as etiquetas dos produtos, também é capaz de fazer a leitura das informações do cartão inteligente do consumidor, muito útil nas futuras compras, pois ajuda a pessoa a encontrar o que costuma adquirir com freqüência e indicar onde as mercadorias se encontram.

O mesmo cartão credita os pontos de fidelidade. O PSA do carrinho auxilia no subtotal das compras, pois todos os produtos com as etiquetas RFID já foram escaneados ao serem colocados ali dentro, o que agiliza bastante o check out. Ao longo da loja, existem os terminais informativos de mercadorias, que trazem detalhes da fabricação, modos de preparo e até receitas.

As etiquetas inteligentes permitem que os preços estejam sempre atualizados nas gôndolas, evitando discrepâncias de valores entre as prateleiras e as máquinas de saída. No caixa, o consumidor pode pagar nessas máquinas automáticas com seu cartão de crédito ou do banco, ou pedir ajuda para a atendente totalizar com apenas um comando no display do carrinho.

Esses selfcheck outs já estão disponíveis em outras 40 lojas do grupo Metro e devem dobrar de número neste ano. A tecnologia da loja do futuro permite a comunicação em tempo real por meio de radiofrequência (RFID), agilizando a reposição das gôndolas e dando baixa nos estoques por meio dos PDAs que os funcionários carregam. 


Fonte:www.dcomercio.com.br


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